Circuitos

Sensor de proximidade para lâmpadas.

Existem pessoas que moram em localidades onde a iluminação pública é deficiente, o que as leva a deixar as luzes de suas varandas ou jardins acesas, com um consumo de energia razoável, que se reflete na conta no final do mês.
Este circuito visa afastar eventuais intrusos de uma casa nestas condições sem a necessidade de deixar a luz acesa, reduzindo assim consumo de energia.
O circuito é ligado em paralelo com o interrupitor que aciona a lâmpada externa e pode ser adaptado a própria caixa de embutir na parede. A alimentação vem da própria rede de energia e ao acionamento da luz continua sendo feito por S1. No entanto o circuito entra em funcionamento quando ele é aberto. O interrupitor S2 serve para desativar o sistema.
Desta forma o circuito 555 que funciona como um astável passa a controlar um transistor que por sua vez alimenta um SCR.
Como o ciclo ativo do circuito de excitação é pequeno, a potência aplicada à lâmpada é reduzida com menor gasto de energia. A lâmpada usada pode ser de até 100 W para a rede de energia de 100 V e o dobro para a rede de energia de 220 V. R1 é de 47 ko x 1/2 W R2 é de 30 kohms x 1 W. O SCR deve ser dotado de um radiador de calor.
Alarme Psicológico

2 comentários:

  1. como faço para ver os esquemas e os circuitos

    ResponderExcluir
  2. a meia hora estou tentando visualizar os esquemas ou circuitos como faço para visualisa-los

    ResponderExcluir

Circuitos

 
Samuel Geraldo da Silva